13 de janeiro de 2014

Bom dia Gatas, como passaram os primeiros dias de 2014? Curtindo praia ? Piscina? Campo? Tenho certeza de que estão curtindo tudo, com muito lusho e glamour. Vocês que passam e nos acompanham por aqui são o #lusho desse blog. Sem a companhia e a presença de vocês #ThiaBia e a blogueira #Thay somos eco no espaço.

Bom hoje a #arquiteta de plantão lhes traz dicas culturais pela América do Sul. Elenquei 5 cidades com arquitetura imperdível para vocês que já estão curtindo férias ou planejando conhecer alguma dessas maravilhas Latinas. Afinal sempre possível combinar lazer e cultura né. Em função de serem 5 cidades, hoje irei postar sobre o Rio de Janeiro, amanhã teremos São Paulo e as outras 3 cidades latinas virão subsequentemente ok. Ou seja temos uma semana juntinhas. Então vamos lá?

Rio de Janeiro: Eterna capital brasileira, queridinha não só por nós latinos como por turistas do mundo todo. A capital fluminense possui muitos mais que praias. Samba e mulher bonita. O Rio de Janeiro é acervo de prédios belíssimos de arquitetura e vale  muito a pena trocar um dia de praia, por conhecimento cultural.  Alguns passeios possuem dias e horários específicos para visitação. Não se esquece de conferir antes de sair, para não perder passeio tá. Alguns locais cobram entrada, outros não, caso do Museu das telecomunicações em Botafogo.

Vamos começar nosso tour pelo centro do Rio, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, apesar de não pertencer ao município e sim ao estado, trata-se de um edifício de arquitetura Eclética foi reformado recentemente e entregue a população em 2010, sendo esta uma obra  que foi inspirada na Ópera Garnier de Paris, ou seja, um lusho (#temqueir); dentro do circuito centro carioca, não deixe de visitar a Igreja de Nossa Senhora da da Candelária, de arquitetura Neoclássica e quando bater a fome, dê uma parada com grande estilo na Confeitaria Colombo, um belo exemplo na nossa Belle Epóque, com toque Art Noveau ( #TchiaBiaama), e tem ainda o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), nesse circuito.E como ir ao centro e não conhecer a boemia  do bairro da Lapa com seu Aquedutos/Arco?!  Agora, saindo do centro e dando uma esticada até a Quinta da Boa Vista, esse é um passeio de dia todo, mas como sempre digo, VALE A PENA. Lá vocês encontram o Zoológico do Rio e ainda e Museu Nacional do Rio de Janeiro. Deixo ainda de sugestão lugares como a Ilha Fiscal; Museu das Telecomunicações ;

Vista Noturna do Teatro Municipal

Igreja Nossa Senhora da Candelária

Confeitaria Colombo

 Centro Cultural Banco do Brasil

 Arcos da Lapa

Quinta da Boa Vista

Ilha Fiscal

Gatas, como disse o Rio possui inúmeros passeios, estes são apenas alguns que já fui. Sou suspeita em dizer, mas como eu AMO o RIO DE JANEIRO, vou mais de duas vezes ao ano pra lá, com trechos a R$ 500,00 ida e volta, não dá pra resistir rsrs então acabo indo mesmo e variando o lazer. Espero que curtam as edificações e pontos turísticos sugeridos.  Quem estiver na Cidade Maravilhosa, reserva um ou dois dias para visitação.

Super beijo e nos vemos amanhã com dicas da Cidade da Garoa – SAMPA.