3 de julho de 2013

Está aberta a temporada de desfiles de alta-costura 2013/2014, que começou domingo (30/06) e vai até amanhã (04/07), na cidade de Paris.

E você, como muita gente, deve achar meio “sem noção” essa coisa de alta costura, vestidos absurdos, surreais, e para os olhos de quem não vive no fashion business, é mesmo difícil compreender as criações dos grandes ateliês. Eu digo isto porque muitas pessoas me questionam: Pra quê os estilistas fazem estes vestidos? Quem usa aquelas roupas?

Chanel alta-costura inverno 2013/2014 – FFW

É difícil compreender, mas a resposta mais óbvia é: Pura arte, só que no lugar das telas, temos mulheres, corpos e passarelas. O que se apresenta são “conceitos” que ditarão o clima das próximas coleções.

Primeiro que para ter o título de haute couture, os ateliês precisam seguir um conjunto de regras super rígidas, como, por exemplo, ter o molde do vestido estruturado à partir de um manequim de madeira, fabricado exatamente com as medidas da cliente, e o modelo deve ser exclusivo! Além disso, todas as partes da peça precisam ser totalmente produzidas em Paris, e o costureiro deve pertencer à Câmara Sindical da Alta-Costura, sendo a coleção composta por 35 exemplares, tudo determinado em lei, e rigidamente fiscalizado.

Este glamour todo chega até nós, meros mortais, em forma de perfumes, t-shirts e outros mimos que nos fazem sentir um pouco “parte” desta história de conto de fadas.

As clientes chegam a pagar 500 mil dólares por uma peça, e estão espalhadas pelo mundo todo, inclusive no oriente. Por isto o tema da coleção de Raf Simons, da grife Dior, que se inspirou nos diferentes continentes e suas culturas para criar a coleção desta temporada.

Dior Haute Couture Inverno 2013/2014

O pouco do que eu conheço e compreendo sobre moda me fez notar que as coleções já apresentadas nesta temporada, diferentemente das outras, vieram mais “usáveis” do que nunca. A maioria das peças são bem possíveis e estão prontinhas para serem usadas, “ready-to-wear” mesmo! Seria por conta da crise econômica? Complexo demais, melhor admirar e se inspirar com as criações dos estilistas mais renomados do mundo…

Chanel Haute Couture Inverno 2013/2014

Giambattista Valli Haute Cutoure Inverno 2013/2014

Pra quem pode.

Imagens: Reprodução.