24 de outubro de 2013

Falando em rosa… Vou aproveitar a deixa pra abordar um assunto muito sério que vocês já devem ter ouvido falar, ou lido, por aí, o Outubro Rosa!

Conhecido mundialmente, o movimento visa alertar as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama. ” A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade”, segundo dados do site oficial.

O maior objetivo desta ação é despertar nas mulheres o interesse pelo diagnóstico precoce.

Meninas, quem já teve a experiência dolorosa do câncer, seja na família ou entre amigos, sabe que o quanto antes a doença for tratada, maiores são as chances de cura. Pra isto, precisamos fazer regularmente o auto-exame, e manter em dia nossas visitas ao ginecologista.

Vocês sabem fazer o auto-exame? Não? Aqui vai um quadrinho que ensina como descobrir carocinhos ou alterações que possam se tornar suspeitas da doença.

Gente, eu sei que muitas vezes dá um #medinho de encontrar alguma alteração na mama, eu, inclusive já encontrei, e felizmente não era um tumor, mas algo que também precisava ser tratado. Fiz acompanhamento durante anos, e ficou tudo bem, mas foi o auto-exame que me ajudou a descobrir.

Lembram da campanha do HCAN de Mato-Grosso? Pois é, a estrela da nossa luta, Marcelly Pizzolo, infelizmente teve uma recaída e não resistiu ao câncer, nos deixando a lembrança do seu sorriso, força e coragem, mas principalmente trazendo o alerta de que a prevenção pode nos salvar. Sinto imensamente a perda da nossa querida Celly, como chamavam os amigos, mas acredito que o momento é de passagem, de mudança, de aprendizado, e não de tristeza. Orar, e a gradecer é o que podemos fazer.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história desta menina linda que ajudou (e vai continuar ajudando) muitas pessoas a enfrentarem o câncer, entrem no blog http://marcellypizzolo.wordpress.com/, onde ela divide sua experiência com muito amor.

O mês é de Outubro, mas a luta dura o ano inteiro, portanto corram já pra frente do espelho, ou agendem um ginecologista, ok?!

Hora de acordar pra vida!

Imagens: Reprodução.