#Lustre Ilustre
Poderia se passar por um luxuoso lustre de cristais, mas o que na verdade compõe as peças desta obra de arte são inúmeros absorventes internos, mais especificamente 25 mil OBs unidos um a um!
A obra intitulada “A Noiva”, é assinada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos, e está instalada no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.
Ela faz parte da exposição “Ciclo”, que expõe trabalhos de 14 artistas de diferentes gerações e nacionalidades, todos inspirados nos primeiros ready-made feitos por Marcel Duchamp.
Lembram da aula de artes na escola? Não? Nem eu. Hahah, mas o google me ajudou.
O conceito de ready-made consiste em transformas objetos comuns, industrializados, em obras de arte. Esta prática surgiu com Duchamp, lá em 1912, representando o movimento dadaísta, que consiste em provocar a reflexão dos espectadores através de obras nada convencionais.
Foi Duchamp quem disse aquela famosa frase “será arte tudo o que eu disser que é arte”. Então o Viva Moda é arte! Rá!
Brincadeiras à parte, muitos artistas seguiram a linha ready-made e o resultado é sempre inusitado, engraçado e ao mesmo tempo retoma o famosos conceito de reaproveitamento, reciclagem, sustentabilidade, tão afirmados nos dias atuais.
Um pouco de arte pra sorrir a vida 😉 Se for à São Paulo, não perde.
Viva a moda, viva a arte!
Imagens: Reprodução.