18 de fevereiro de 2014

Desde que o Viva Moda foi ao ar, sempre que começam as semanas de moda internacionais eu fico doidinha tentando tirar novidades interessantes e relevantes para vocês leitoras. Nem sempre aquela avalanche de informações é interessante pra nós.

Há três semanas começou a maratona de desfiles internacionais que apresenta as coleções de outono-inverno 2014/15. Teve Alta-Costura em Paris, seguindo para as chamadas coleções ready-to-wear (significa que são roupas prontas para vestir, é o que vai ser vendido para nós, consumidoras finais) apresentadas em Nova York e depois em Londres, que termina hoje, e depois segue para Milão.

É muita informação! E os sites especializados já falam muito bem sobre o assunto, certo? Bom, como não estamos lá, estamos cá, não adianta muito falar sobre um casaco de pele #fake que será usado no inverno (apesar de ele estar bem perto), porque estamos no verão e muitas águas ainda vão rolar! Mas um assunto muito relevante que chamou a minha atenção, e acho que vai chamar a sua também, foi a apresentação de uma estilista brasileira na semana de moda de Londres.

Mariana Jungmann é natural de Goiânia e foi para Londres fazer especialização na London College of Fashion.

Após a graduação em design de moda na Anhembi Morumbi (em São Paulo), Mariana decidiu se aprofundar mais no assunto, e procurou cursos mais técnicos para aprimorar suas habilidades. Talentosa, acabou ganhando a oportunidade de mostrar seu trabalho durante a temporada da London Fashion Week.

Os melhores alunos da London College of Fashion têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos nas semanas de moda, e este foi o caso da Mariana, que apresentou uma proposta super tupiniquim, misturando renda, couro e novas tecnologias. Toda a renda utilizada na fabricação das peças foi desenhada pela estilista, e fabricada aqui no Brasil, em Pernambuco.

Além de fazer uma linda coleção, a estilista também pensou em gerar renda em seu país de origem e ainda exportou nosso know-how. Garota empreendedora!

As escolas de moda de Londres são muito bem conceituadas e têm formado inúmeros talentos mundo afora. A Central Saint Martins foi berço de estilistas como Stella McCartney, Alexander McQueen e John Galliano. 

Se você pretende estudar moda, estas universidades possuem vários cursos de verão com preços amigos, e oferecem muita bagagem pra quem passa por lá!

Central Saint Martins: http://www.arts.ac.uk/csm/courses/short-courses/

London College of Fashion: http://www.arts.ac.uk/#

Vale a experiência!

Imagens: Reprodução.