23 de maio de 2013

Já estava passando da hora de uma receitinha por aqui! Para começar, vou dar o passo a passo de algo que eu adoro e é muitíssimo simples de fazer: Iogurte Grego.

Para quem não é adepta ainda, esse iogurte é simplesmente um iogurte natural mais concentrado, mais consistente, mais cremoso, mais (ai, água na boca!). Fica tudo de bom puro, com cereais, com frutas e até no lugar da maionese para preparo de molhos salgados.

Além do prazer do “faça você mesmo” eu adoro o resultado dessa receita, pois me dá a impressão que fica sempre mais gostoso que comprar o iogurte pronto, além de muito mais barato.

Vamos lá. Você pode começar com dois potes de iogurte natural (aquele sem doce, sem nada). Das marcas que testei, a Nestlé me deu um resultado mais consistente.

Forre uma peneira grande com pedaços de coadores de café de papel (posso falar Melitta?! rs).

Despeje todo o iogurte dentro da peneira e a coloque sobre uma vasilha. Tampe a vasilha com plástico filme, papel alumínio, qualquer coisa, não se reprima!

Deixe na geladeira e esqueça por pelo menos 3 horas. O objetivo é que os coadores retenham o iogurte e deixem o soro escorrer. Quanto mais você deixar descansando, mais consistência terá o seu grego.

Eu costumo fazer à noite para comer de manhã. Observe quanto soro vai se concentrar na vasilha!

Pois bem, descansado e maravilhoso, vire o iogurte em um recipiente, tire o papel remanescente e bata com um fouet ou um garfo, vigorosamente, por pelo menos um minuto. Ah, a consistência é demais! Para adoçar e acompanhar dê seu toque pessoal.

Se você já fez ou tem uma sugestão de consumo, conta aqui pra gente!