31 de outubro de 2013

É impossível ver uma mesa posta cheia de objetos reluzentes de prata pura e não ficar seduzido com o brilho e elegância do cenário.  Claro, pode não ser o estilo e desejo de todo mundo, mas é lindo!

Estive recentemente em São Paulo e fui conhecer a Feirinha de Antiguidades do Bixiga – tradicional reduto italiano na capital paulista – que acontece todo domingo, das 9h às 18h, na Praça Dom Osório.

E o que mais me chamou a atenção (será por quê?, rs) foi a prataria. Bules belíssimos, taças, xícaras, baixelas, bandejas, fruteiras, migalheiras, vasos, jarras e faqueiros completos bem antigos, todos em prata pura, em um estilo que parece cenário de filme de época.

Claro que não é barato. Um jogo para servir chá, com bules e pequenas jarras pode sair por R$ 2 mil ou mais, de acordo com as peças. Mas, além de serem de prata, os objetos  – úteis e também decorativos – carregam muita história. Peças isoladas podem sair por uma pechincha, principalmente aquelas com pequenos defeitos;  basta observar bem, rodar pelas bancas e negociar com os vendedores.

Também vi muita gente estilosa garimpando na feirinha, já que diversas bancas trazem óculos de sol e grau (uma infinidade de Ray-Bans lindos!)e outras vendem roupas e transformam-se em verdadeiros brechós. Algumas oferecem todo tipo de acessório feminino, como brincos, colares, cintos, bolsas, aqueles broches antiquíssimos da vovó e até sapatos.

Eu já havia visitado há alguns anos a Feira de Antiguidades da Benedito Calixto e, mais recentemente, a que se instala embaixo do Masp e, honestamente, simpatizei mais com esta feira do Bixiga. Adorei a variedade de produtos e os preços me pareceram melhores, menos “turísticos”.

Além disso, nas ruas que dão acesso à Praça Dom Osório, diversas pessoas estendem panos pelas calçadas e oferecem suas antiguidades também, fazendo com que a gente faça um gostoso passeio pelo entorno para ver mais coisas. Nos arredores também existem muitos antiquários belíssimos, abertos aos domingos para receber os visitantes da feira.

Para quem gosta de antiguidades, é um ótimo passeio de domingo em São Paulo!

(Fotos: Thalita Araújo)