13 de fevereiro de 2014

 

Bom dia Gatinhas !!!!

E ai como foi o último  passeio pela América do Sul? Curtiram e descansaram? Já podemos começar 2014 com força total né. Assim sendo, vamos mexer o Doce.

De volta ao Lar Doce Lar e devidamente descansadas. Vamos dar um toque de essência ao nosso cantinho? Afinal, é tão gostoso chegar em casa e sentir um aroma característico da sua morada, não é? Quem vem a minha casa sempre sentirá um cheirinho especial, e hoje, é sobre isso que quero conversar com vocês hoje: essências aromáticas.

 

 

O uso das essências aromáticas de ervas, semente, flores, raízes e plantas diversas é muito antigo, inclusive hoje a ciência já comprova que no caso dos óleos naturais há a presença de princípios ativos que interferem diretamente  no nosso humor, com poderes energizante, relaxante, antiestresse e que ajudam na concentração. Por isso ao escolher a opção a ser adquirida em casa, consulte a área de atuação de princípio ativo hein gatinhas.

Mas quero me concentrar nas ESSENCIAS LÍQUIDAS, FLORES SECAS E VELAS.

 

As Essências líquidas podem ser feitas  tanto a partir dos óleos naturais como essências artificias, não podendo ser passada na pele, entretanto ainda assim desempenham efeito sobre nosso organismo, uma vez que as células olfativas transmitem a informação ao nosso cérebro. Esse tipo de essência deve ser disposto sobre lugares estratégicos e sempre que sentir necessidade de aumentar o poder de concentração no ambiente, deve-se retirar suas varetas e inverter sua posição deixando área seca imersa.

Flores secas apresentam-se como uma alternativa estética e sensorial. Quem nunca trouxe um arranjo de flores de um casamento e teve a curiosidade de vê-lo secar, e com o passar dos dias as flores ficaram são bonitas e intocáveis que as deixou no mesmo lugar?! Se quiser prepara em casa é simples, e quase igual. Basta desmembrar a flor, separar as pétalas e deixar secando ao sol.  Flores como: gerânio, jasmim, verbena,  flor de limoeiro, flor de laranjeira, alfazema, rosa, sândalo e violeta são dicas de flores e folhas super cheirosas!

 

As Velas aromáticas, além de ofertarem agradável aroma, ainda nos proporciona aconchego e sofisticação aos ambientes. Existem embalagens tão belas que sem acendê-las já são um encanto aos olhos. Experimente receber suas visitas com velas aromáticas acessas no banheiro, essências de Alecrim, Lavanda e Verbena são suaves e não enjoam facilmente.


E ai, vamos deixar a casa perfumada para o final de semana que se inicia? Não sei se conhecem, mas o olfato é o sentido que melhor memoriza, a um determinado local, viagem, situação e claro pessoas. Deixo uma listinha das essências mais solicitadas e suas funções. Beijo grande e excelente final de semana a todos. De preferencia um final de semana com muitos aromas marcantes.

 

Bisous- Bisous

 

Imagens: Bianka Corrêa – Reprodução

Alecrim

Possuí propriedades estimulantes e  ativadoras da memória.

Alfazema

Antissético e tônico do sistema nervoso.

Baunilha

Possui propriedades afrodisíaca, anti-séptica e estimulante.

Benjoim

Relaxante, purificante

Bergamota

Refrescante, possuí propriedades analgésicas

Café

Energizante, bom para memória, atenção e a produtividade.

Camomila Amarela

É um excelente agente sedativo natural

Cravo

Repelente de insetos, estimulante da memória e afrodisíaco.

Canela

Possui propriedades de estimulante sexual e da intuição.

Capim Limão

É  relaxante e combate o esgotamento mental.

Ilangue Ilangue

Utilizado como calmante, também é um poderoso afrodisíaco.

Lavanda

Possuí propriedades tranqüilizantes. Muito utilizada com este fim para o bem-estar dos bebês.

Rosa

Extraída das pétalas, tem propriedades de afrodisíaco e

sedativo.