19 de agosto de 2015

antioxidantesNinguém melhor que uma especialista para falar sobre beleza, não é mesmo, meninas?

Então, aproveitei esta matéria maravilhosa escrita pela Dra. Letícia Bortolini, minha dermatologista querida e competentíssima, para falar sobre um assunto que eu adoro: Antioxidantes.

“Muito se fala na mídia sobre antioxidantes. E não é a toa!

Eles são essenciais para combater os malefícios dos temíveis radicais livres de oxigênio. Essas moléculas se formam por causa da poluição, da radiação ultravioleta, do estresse, e também pela alimentação inadequada.

Sabemos que frutas, verduras e legumes só fazem bem. Mas qual escolher para melhorar o cuidado com a pele?

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Todos alimentos que são laranjados ou amarelos (como mamão, laranja, acerola, cenoura) são fontes de vitamina C e betacarotenos, que são antioxidantes poderosos e combatem os efeitos dos raios ultravioleta no envelhecimento, protegendo e ajudando até a fazer um bronzeado mais duradouro.

Além disso a vitamina C auxilia na firmeza e na iluminação da nossa pele. Outras fontes de antioxidantes são os alimentos vermelhos (tomate, cerejas, framboesa, morangos) e roxos (beterraba, mirtilos, amoras).

Ainda falando das cores, as folhas verdes e o brócolis são ricos em cálcio, zinco e magnésio, essenciais para a pele e o cabelo.

Maçãs e alimentos com casca, aveia, quinoa e arroz integral, por causa da grande quantidade de fibras promovem o bom funcionamento do intestino, que hoje sabemos ser fundamental para melhora da qualidade da pele.

Além disso a maçã contém vitaminas A e do complexo B, que auxiliam na renovação celular.

As castanhas, como amêndoas e avelãs, contém vitamina E, que também é importante para regenerar as peles mais maduras.

Ainda não há comprovação científica, mas alguns alimentos podem piorar a oleosidade da pele, principalmente de quem tem acne. São exemplos o chocolate, as nozes, produtos lácteos, açúcares, alimentos gordurosos e condimentados, e por isso, devem ser evitados em quem sofre com pele oleosa.

Peixes como salmão e atum, contém grande quantidade de ômega-3, um poderoso anti-inflamatório que auxilia a melhora da pele acnéica e com alergias.

Para quem tem uma vida muito agitada, sem tempo pra se alimentar direito, podemos lançar mão de suplementação em cápsulas. Isso não substitui a alimentação mas auxilia quem não consegue ingerir adequadamente todas a vitaminas e minerais essenciais.

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Enfim, em um texto curto é isso que podemos sintetizar para explicar que quanto mais variada a alimentação melhor para a saúde, e consequentemente melhor para a pele. E não podemos nos esquecer jamais de ingerir de 1,5 a 3 litros de água diariamente, seja água pura ou na forma de sucos ou chás (sem açúcar!), já que a hidratação da pele também se faz de dentro pra fora!”

Se você se gosta e se cuida, sabe o quanto é importante manter tratamentos regulares com um bom profissional, certo? A Dra. Letícia atende em Cuiabá, agende uma consulta através do site: www.leticiabortolini.com.br.

Imagens: Reprodução.