16 de janeiro de 2014

Já repararam que as fashionistas tem andando de cima pra baixo com camisa xadrez amarrada a cintura? Não sei vocês, mas a impressão de que eu tenho é que os tempos da adolescência voltaram… mas a minha idade só aumenta! Rs…

Os anos 90 estão de volta! Na moda, na música, e até no comportamento. Seja nas passarelas, ou no Instagram, a prova disto está nas ruas!

As lembranças mais fortes que eu tenho dos anos 90 são as Spice Girls (meu Deus, eu fazia coreografia em casa! Vocês também?), a revista Capricho e a novela Vamp! Quem se lembra da cena de Cláudia Ohanna cantando Rolling Stones? “Please remit you, or forget my name”!!!

E a MTV??? Quanta influência teve a música nos anos 90! Graças à emissora mais aclamada pelos jovens, a cultura musical atravessou continentes, fortalecendo os ideais grunges, representados pelas bandas Nirvana, Pearl Jam, Hole, entre outras, refletindo não só nas roupas, mas nas atitudes de toda uma geração.

Na moda do anos 90 Marc Jacobs (ex-Louis Vuitton), ainda não tão famoso, desenvolveu uma coleção com pegada grunge para a Perry Ellis, provocando severas críticas, desencadeando em sua demissão. Também criticado, porém não demitido, Hedi Slimane trouxe agora para as passarelas da Saint Laurent a mesma proposta para o Outono/Inverno 2014. Ambos manifestaram o street style, a voz das ruas!

Além das camisas xadrez de flanela amarradas na cintura, muitas jardineiras, jeans destruídos, coturnos (lembram-se das Chains Boots da Chanel?) e vestidos camisola, ou Slip Dress (como usava Courtney Love) dão o ar da estética rocker, típica da década, e estão bonbando nos looks das fashionistas mais antenadas!

O minimalismo dos anos 90, consagrado por Helmut Lang, agora, brilha nos red carpets com vestidos luxuosos assinados por grifes como Calvin Klein e Stella McCartney.

Este revival ”noventista” não significa que precisamos encarnar a rebeldia da juventude grunge, ou jogar fora nossas calças com estampa de azulejo (se bem que dá vontade), mas complementar um look com elementos de perfume rock deixando o visual mais atitude, ou deixar a beleza se sobressair em conjuntos monocromáticos, é sempre bom para demonstrar as mulheres antenadas que somos!

Se ficar podrinho demais, sobe num scarpin e vai! Se ficar minimalista demais, arrasa no bocão vermelho!

Tempo bom que não volta mais? Que nada! 

Imagens: Reprodução.