21 de outubro de 2014

cabelos crespos

Você assume seus cabelos naturais?

Eu não, confesso, meus cabelos são ondulados #prontofalei.

Nós brasileiras fazemos parte de uma uma população miscigenada, ou seja, levanta a mão aí que tem cabelo crespo… \o/ \o_ Sem mentir… Cabelos alisados, relaxados, escovados não valem, meninas! \o/ \o/ \o/ \o/

Convenhamos, que jogue a primeira pedra quem nunca alisou as madeixas, eu mesma já cometi inúmeros pecados. A maioria das mulheres brasileiras tem cabelos crespos e não assume suas raízes. Mas porque?

Quem disse que cabelo tóin-óin-óin é feio? Balela, né gente?

Tem coisa mais linda que uma mulher com cachos definidos e bem tratados? Ana Paula Arósio, Alicia Keys e Sharon Menezes, são exemplos de beldades que sabem valorizar sua beleza.

cabelo-crespo-ana-paula-horzcurly hair

Pra acabar com este “cachoscídio”, surgiu um movimento chamado Encrespa Geral, de autoria de Elaine Serafim, que tem atraído pessoas do mundo todo, “um projeto de ação social que promove eventos que celebram a inspiração e valorização do uso do cabelo natural (cabelo crespo, cacheado, ondulado) como forma de autoconhecimento e reencontro das raízes, independente da idade, cor de pele, etnia ou tipo de textura capilar”, segundo o site oficial.

No último sábado rolou um mega evento em Belo Horizonte.

carol-rossetti

Pensando em dar força ao movimento dos seus, dos nossos, cachos, aí vai um guia prático para manter as curvas definidas e fios saudáveis:

1- Hidrate – Cabelos crespos tendem a ser mais ressecados, porque a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil. Mas nada de deixar o creme depois do banho, isto apodrece os fios.

2- Leave in – Estes sim podem ficar nos cabelos secos. Eles ajudam a controlar o friz e protegem dos raios solares e do calor.

3- Corte impecável – Para deixar os cachos bonitos o corte é essencial. Cabelos muito compridos perdem a definição dos cachos e as pontas ficam ralas. Escolha um bom profissional e mantenha o corte em dia.

4 -Use o difusor – Quer cachos ainda mais definidos? O difusor dá um aspecto de cabelos arrumados sem alisar os fios. Para isto use no calor médio.

5- Desembarace no chuveiro – Cabelos crespos são mais frágeis que os lisos, por isso quebram com mais facilidade. Penteá-los debaixo do chuveiro ajuda a evitar o trauma.

curly hair1

Divas!

Se você decidiu que se acha mais linda de cabelos lisos, não tem problema! O importante é se sentir bem e feliz. O que estou propondo aqui é uma nova visão dos seus cachos, uma tentativa, quem sabe dá certo?

Estou tentando deixar meus cabelos voltarem ao normal. Há 8 meses não faço nenhum processo de alisamento, somente escovo. Pode ser que eu ame, ou não.

Agora se você é cacheada, black power com orgulho, meus parabéns!

Vai ser linda pra lá!

Imagens: Reprodução.