#Ceviche: o queridinho da gastronomia peruana

26 junho 2013

De volta de uma viagem deliciosa ao Peru, trago na bagagem algumas observações e dicas interessantes que quero compartilhar com vocês aqui no Viva Moda. O primeiro assunto que gostaria de abordar tá na boca do povo, literalmente, rs. É o Ceviche, um dos pratos mais famosos da gastronomia peruana e que tem ganhado o mundo.

Ceviche (ou Cebiche, como encontramos em alguns lugares) trata-se de peixe cru marinado em suco de limão, ervas, temperos, cebola roxa laminada e muita pimenta! O prato também leva, normalmente, um ingrediente mais suave para contrastar, como milho e/ou batata doce. Frutos do mar como lagosta, camarão e polvo também podem entrar na composição.

A marinada do peixe com limão forma um caldo esbranquiçado, chamado de “Leche de Tigre”, “leite” por conta da coloração e “tigre” porque dizem que o líquido cura ressaca e dá força a quem o ingere.

Bom, se cura ressaca e fortalece assim, sinceramente, não sei, rs. Mas que é muito gostoso e dá vontade de comer mais e mais, isso eu posso atestar!

A quem for a Cusco, Peru, recomendo dois restaurantes onde tive experiências interessantes: Limo Cocina Peruana & Pisco Bar e Cicciolina, ambos nas redondezas da Plaza de Armas.

No primeiro, o que me agradou mais foi um ceviche estilizado, o Asiático, que leva ingredientes como broto de bambu e óleo de gergelim. Adorei. O segundo me ganhou com o ceviche tradicional, feito apenas com truta, deliciosamente apimentado e ácido.

Para quem deseja comer a iguaria aqui em Cuiabá, já a experimentei em dois lugares: no Getúlio – que tem um ceviche mais apimentado e temperado, com peixes e frutos do mar – e na Taberna Portuguesa – que adaptou a receita e a deixou mais leve e suave. Dois estilos, ambos gostosos! Em breve irei testar a receita em casa… Se der certo, já sabem, vai virar post do Viva Moda rapidinho. Volto logo com mais curiosidades peruanas! Hasta luego!

Fotos: Thalita Araújo

@Thaylise_ferreira

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.