26 de junho de 2013

De volta de uma viagem deliciosa ao Peru, trago na bagagem algumas observações e dicas interessantes que quero compartilhar com vocês aqui no Viva Moda. O primeiro assunto que gostaria de abordar tá na boca do povo, literalmente, rs. É o Ceviche, um dos pratos mais famosos da gastronomia peruana e que tem ganhado o mundo.

Ceviche (ou Cebiche, como encontramos em alguns lugares) trata-se de peixe cru marinado em suco de limão, ervas, temperos, cebola roxa laminada e muita pimenta! O prato também leva, normalmente, um ingrediente mais suave para contrastar, como milho e/ou batata doce. Frutos do mar como lagosta, camarão e polvo também podem entrar na composição.

A marinada do peixe com limão forma um caldo esbranquiçado, chamado de “Leche de Tigre”, “leite” por conta da coloração e “tigre” porque dizem que o líquido cura ressaca e dá força a quem o ingere.

Bom, se cura ressaca e fortalece assim, sinceramente, não sei, rs. Mas que é muito gostoso e dá vontade de comer mais e mais, isso eu posso atestar!

A quem for a Cusco, Peru, recomendo dois restaurantes onde tive experiências interessantes: Limo Cocina Peruana & Pisco Bar e Cicciolina, ambos nas redondezas da Plaza de Armas.

No primeiro, o que me agradou mais foi um ceviche estilizado, o Asiático, que leva ingredientes como broto de bambu e óleo de gergelim. Adorei. O segundo me ganhou com o ceviche tradicional, feito apenas com truta, deliciosamente apimentado e ácido.

Para quem deseja comer a iguaria aqui em Cuiabá, já a experimentei em dois lugares: no Getúlio – que tem um ceviche mais apimentado e temperado, com peixes e frutos do mar – e na Taberna Portuguesa – que adaptou a receita e a deixou mais leve e suave. Dois estilos, ambos gostosos! Em breve irei testar a receita em casa… Se der certo, já sabem, vai virar post do Viva Moda rapidinho. Volto logo com mais curiosidades peruanas! Hasta luego!

Fotos: Thalita Araújo