11 de março de 2014

Hello pessoas saudáveis que adoram comer e adoram testar coisas novas! Minha curiosidade gastronômica me levou a testar a Biomassa de Banana Verde no último fim de semana. Adorei a experiência e vou compartilhá-la.

Vocês já ouviram falar da Biomassa? Segundo minhas pesquisas pela rede e informações que vi e li, é um alimento muito saudável, que não engorda, promove sensação de saciedade (bom para quem quer perder peso), reduz absorção de gordura e glicose pelo nosso organismo, regula o intestino, melhora o sistema imunológico, é rico em vitaminas antioxidantes e minerais e… ai, me apaixonei, é muito benefício em uma coisa só, rs.

Não resisti e fui tentar fazer. E descobri que é tão fácil! A Biomassa pronta pode ser guardada por 3 ou 4 dias na geladeira ou congelada por uns 3 meses. Dá para usar em bolos e massas (substituindo parte da farinha), em molhos salgados e doces (sendo utilizado como engrossante), em purês, sucos, vitaminas e no que você achar que rola. A textura é incrível, bem cremosa e espessa. O gosto é bem neutro, não “aperta” e lá no fundinho tem um leve gosto de banana, que pode ser eliminado nas combinações com outros alimentos. Vamos à receita?

Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:

Banana verde, muito verde, bem verde, da qualidade que você preferir (fiz com Prata)

Água

Panela de Pressão

Paciência (só uma pitada)

Modo de preparo

Lave as bananas e corte-as do cacho, com cuidado para não abrir a casca e deixar o fruto à mostra. Coloque água em uma panela de pressão e deixe ferver. Quando levantar fervura, coloque as bananas dentro, garantindo que tenha espaço para que todas as bananas fiquem cobertas por água. Feche a panela e quando ela começar a “apitar” conte 10 minutos. Desligue a panela e deixe a pressão sair sozinha. Em 20 minutos, abra a panela e retire as bananas.

Elas estarão escuras e muitas cascas podem ter rachado, não se preocupe. Tire as cascas, descarte-as e coloque as bananas no liquidificador. Acrescente um pouco de água mineral e bata. A massa é pesada, se constatar que o trabalho está difícil para o liquidificador, coloque mais água. E… só isso! Quanto tudo estiver bem batido, sua biomassa está pronta! A recomendação é, caso seja congelada, quando usar descongelar e dar mais uma batidinha com água morna no liquidificador para recuperar a textura.

Ah, a pitada de paciência você pode usar para lavar a panela do cozimento, rs. Fica um grude chatíssimo, mas com paciência, óleo e água quente você tira. Vale a pena. Na próxima semana eu vou dar a receita de um prato que fiz com a biomassa e foi super aprovado aqui em casa! Beijos saudáveis pra vocês!

(Fotos: Thalita Araújo)