#Azeite sempre

29 janeiro 2014

Não dá para negar que o Azeite é um item in-dis-pen-sá-vel na cozinha, não é mesmo? Seja no preparo de refeições ou regando uma boa salada ou massa, ele deve estar sempre à disposição.

Recentemente tive o privilégio de bater um longo papo sobre azeite com um especialista, o Paulo Freitas, de São Paulo. Descobri várias informações interessantes que ajudam a desfrutar o melhor que este elixir tão antigo tem a nos oferecer.

Primeira coisa: acidez não é a coisa mais importante. No Brasil, a classificação como Extra Virgem ainda é dada baseada somente nesta variável, mas, na verdade, um bom azeite deve apresentar várias outras características importantes.

É como o vinho: devemos analisar a cor, o cheiro e o sabor. Você já tomou uma colheradinha pura do azeite que costuma comprar em casa? Faça isso. Ele deverá, primeiramente, ter um cheiro que te lembre de azeitonas e não simplesmente óleo, como muitos.

Prefira as embalagens escuras. A claridade age no azeite, mudando suas características sensoriais. Então, guarde o seu vidro sempre em um lugar protegido de luz e umidade, ok?

E – novamente comparando com o vinho – o azeite também oxida e vai perdendo seu aroma e sabor. Aquelas galheteiras que ficam abertas sobre a mesa o tempo todo permitindo a ação do oxigênio, jamais! Usou, tampou, guardou, rs.

E nada de ficar economizando a quantidade, rs. Seu azeite não vai durar mais de um mês aberto conservando as mesmas características. Então, use mesmo e aproveite o que ele tem de melhor.

Eu já disse que azeites são como vinhos? (ops, #DoryFeelings, rs) São complexos, diferentes em cada terroir, em cada safra, em cada variedade de azeitona e processo de produção. É um mercado em expansão no Brasil e, assim como ocorreu com o vinho, logo logo é possível que os brasileiros despertem também para o azeite, usufruindo mais e melhor deste ouro líquido tão presente e apreciado na história da gastronomia mundial.

(Foto: Reprodução)

 

@Thaylise_ferreira

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.