#A mulher cuiabana

8 abril 2015

igreja_nossa_senhora_do_rosario_620

Hoje minha cidade natal, Cuiabá, comemora 296 anos, e em homenagem à minha terra calorenta e calorosa, vou contar pra vocês um pouco sobre as mulheres deste lugar tão distante de tudo, mas tão perto das pessoas.

Cuiabá fica localizada no meio do cerrado mato-grossense, no Centro-Oeste do país. Tudo fica longe daqui, mas é praticamente a mesma distância para ir a qualquer lugar do país, ou seja, 2 horas de avião até São Paulo, no mínimo!

Quente, seca, muito quente, e às vezes muito seca também! A média de temperatura varia entre 35 e 45 graus no verão, ou seja, não dá pra usar roupas frechadas ao ar livre, é quase que uma tortura. Mas calma, temos ar-condicionado em praticamente todas as casas e carros da cidade, dá pra suportar.

Sendo assim, a mulher cuiabana é obrigada a mostrar o corpo, e acaba gostando disso, malhando mais, se cuidando mais. Vestidos, saias, shortinhos, tudo curtinho e bem leve, mas não menos elegante. As cuiabanas estão sempre impecáveis, e não saem de casa sem um bom salto alto. Ai de quem for ao shopping de chinelo!

Mais ou menos assim…

IMG_6013 viva moda Foto (145) viva modaIMG_1818 vivamodaIMG_4114miamay

Segundo os dados do IBGE, Cuiabá tem aproximadamente 550 mil habitantes, porém, tem hábitos de cidade pequena. Aqui todo mundo se conhece, onde você for vai encontrar amigos. Nem pense em tentar fazer algo escondido, rs! Sabe aquele primeiro encontro com seu paquera? Basta passar alguém de carro para sua vida ser compartilhada em questão de segundos, e nem precisa mudar o status do facebook, hahahah!

As cuiabanas sabem tudo da vida de todo mundo. Um hábito muitas vezes odiado, mas para mim funciona como uma grande família, e acabamos nos acostumando com isto. A primeira pergunta que uma cuiabana faz quando te conhece é, no linguajar mais tradicional: “Donde que cê é? Quem que é xô pai, e xá mãe? “, eu morria de vergonha disso, mas agora morro de rir, e adoro quando me fazem esta pergunta!

Lindas, sim, as cuiabanas são lindas! Os imigrantes sulistas chegaram à cidade misturando-se aos índios, mulatos e bugres, formando uma miscigenação tão linda, que chega a dar raiva! Ô mulherada bunita!

O calor faz a gente querer sair de casa, e por isto os bares, baladas e restaurante estão sempre lotados. Se você quer se divertir, venha pra Cuiabá! Além de receber e acolher a todos, a cuiabana é baladeira e quer um look novo a cada final de semana! Por isto adoooro fazer look do dia pra elas, que realmente se inspiram, usam e abusam das dicas de moda!

A mulher cuiabana é isto: Uma mistura de sofisticação com pé no chão, meio moderna, mas sem perder a tradição. E eu AMO ser cuiabana!

Não sou cuiabana de “chapa e cruz”, como diz o linguajar regional, ou seja, não sou filha de pais e avós cuiabanos, minha família também veio do sul e sudeste, mas me sinto muito inserida nesta cultura, e adoro as tradições da minha cidade.

Desejo que estas mulheres realmente façam a diferença numa sociedade tão bonita e acolhedora, e que o povo cuiabano lute por sua cidade com muito amor e respeito, cuidando do nosso patrimônio e valorizando nossa cultura.

Parabéns minha querida Cuiabá!

Imagens: Reprodução/ Viva Moda.

@Thaylise_ferreira

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.